VOCÊ SABE QUAL A RELEVÂNCIA DA MARCA PARA UMA EMPRESA?
Você gostaria de melhorar a imagem da sua empresa? E que tal aumentar as vendas e lançar novos produtos de sucesso? Então, precisa entender duas coisas: a primeira é sobre a importância da marca para melhorar os seus resultados empresariais; a segunda diz respeito à personalidade da sua marca.
Antes de nos aprofundar no assunto, vamos relembrar o conceito. Uma marca é a junção de características tangíveis e intangíveis, o conjunto de benefícios, atributos, valores e identidade que representam uma entidade.
Segundo o conceituado Phlip Kotler, marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”. Mas eu iria além: marca é a expressão da personalidade de sua empresa. Sim, “personalidade”, pois estamos falando de uma pessoa — jurídica, mas pessoa.
IDENTIDADE VISUAL DE UMA MARCA É A SUA EXPRESSÃO
– É por meio do nome da marca que o consumidor sabe quais qualidades e características esperar do produto ou serviço. Quando você pensa em um bom supermercado, qual nome vem à mente?
– Logos, do grego, significa “conceito”. São símbolos e representações gráficas do nome da marca que retratam o seu conceito.
– As cores têm significados e impactos diferentes. Defina as cores baseando-se no seu tipo de negócio, na imagem que a sua empresa quer passar e na identidade visual que você quer criar.
POSICIONAMENTO CORRETO E IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO
A definição de posicionamento, de acordo com Kotler, é “a atividade de projetar a imagem de uma empresa com o objetivo de conquistar uma posição privilegiada na escolha de seu público-alvo”.
O posicionamento será a proposta de valor que a sua marca irá entregar e é fundamental que a imagem passada seja a mesma percebida pelos seus consumidores, do contrário você não terá uma marca sólida.
A estratégia de posicionamento de marca deve se basear na própria identidade da empresa, mas também olhar para o mercado e para o diferencial que a empresa tem em seu segmento. É preciso analisar a relevância e os atributos que diferenciam o seu produto dos concorrentes.
As ações de comunicação e marketing devem passar corretamente a imagem decidida no posicionamento.
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